O que é Data Science: conceitos, aplicações práticas e um bate papo sobre carreira

Muitas vezes usamos variáveis com alta correlação que não fazem sentido no projeto final por estarem carregando informações muito próximas ou duplicadas. Entender quais variáveis utilizamos no projeto também foi uma tarefa importante, já que era necessário realmente entender quais colunas tínhamos que trariam um resultado melhor na previsão, quais dados afetam o surgimento das manchas solares, etc. Com o surgimento do Big Data, que visa lidar com enormes volumes de dados e a necessidade crescente da tomada de decisões baseadas em dados, a Ciência de Dados se estabeleceu como um campo interdisciplinar. Dentro do mundo do Python, você vai ter, por exemplo, o Pandas como uma biblioteca que basicamente todo mundo utiliza, o Jupyter basicamente como espaço de exploração para fazer testes, com espaço exploratório.

  • Por ser uma linguagem de programação opensource, a Python também tem repositórios digitais com diferentes recursos que o programador pode utilizar para criar as aplicações que deseja.
  • A definição ciência de dados é encontrar soluções para negócios utilizando as tecnologias disponíveis e as técnicas estatísticas que forem necessárias.
  • Uma pessoa cientista de dados precisa considerar esses fatores, pois terá que lidar com cenários complexos em que os modelos têm que estar preparados para novos dados e mudanças nas características analisadas.
  • Nesse sentido, é preciso compreender bem a diferença entre os dois tipos de aprendizado para saber quais problemas se encaixam melhor em cada um.

Muitas empresas perceberam que, sem uma plataforma integrada, o trabalho de ciência de dados era ineficiente, inseguro e difícil de dimensionar. Essas plataformas são hubs de software em torno dos quais todo o trabalho de ciência de dados ocorre. Uma boa plataforma alivia muitos dos desafios da implementação de ciência de dados e ajuda as empresas a transformar seus dados em informações de maneira curso de desenvolvimento web mais rápida e eficiente. Há uma forte relação da área da ciência de dados com a inteligência artificial, uma vez que o principal profissional que lida com o desenvolvimento, manutenção e fiscalização de inteligências artificiais e machine learning é o cientistas de dados. A ciência de dados é importante porque combina ferramentas, métodos e tecnologia para gerar significado com base em dados.

Qual é a grade do curso de Ciência de Dados?

A partir de agora, a empresa tem quatro meses (“ou seja, até ao final de Agosto de 2024”, diz a UE, em comunicado) para adoptar “medidas específicas para capitar e proteger os utilizadores online, incluindo os menores”, com ênfase na saúde mental e na segurança. Apesar https://www.vitrinedocariri.com.br/2024/04/22/estrategias-de-empresas-como-a-ciencia-de-dados-determina-o-planejamento-corporativo/ do estágio não ser obrigatório, algumas universidades pedem que os estudantes atuem na área durante a graduação. Para concluir o curso, é obrigatório o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), podendo optar entre monografia ou um projeto prático.

ciencia de dados o que faz

Com o uso de algoritmos, essa linguagem é capaz de detectar informações relevantes de bancos de dados. Pode ser usada para desenvolver estratégias de negócios, relatórios estatísticos e outros recursos analíticos para negócios. Muitas empresas de tecnologia oferecem também benefícios como auxílio educacional ou até mesmo bootcamps e cursos próprios para seus colaboradores.

Quais são as ferramentas utilizadas em ciência de dados?

Em seguida, eles coletam, limpam e organizam os dados, garantindo que estejam livres de erros e prontos para análise. Ela descreve perfeitamente o mundo contemporâneo, em que o grande voluma de informações gerado todos os dias se tornaram matéria-prima para o crescimento de negócios dos mais diferentes segmentos. A profissão de Cientista de Dados é extremamente versátil, contando com diversas especializações e áreas de atuação, que permitem aos profissionais focarem-se em nichos específicos dentro do vasto domínio do Big Data e da análise de dados.

  • Durante a formação, construímos vários projetos práticos para enriquecer o seu portfólio como profissional de dados.
  • São conceitos que devem estar solidificados na mente da pessoa que trabalha com dados.
  • Ou seja, é preciso se atualizar com relação ao que desponta como solução no mercado para ganhar tempo e eficiência no dia a dia.
  • Isso deve ser levado em conta na hora de contratar esse profissional, já que, talvez, ele não seja exatamente o que a sua empresa precisa.

Escale cargas de trabalho de IA para todos os seus dados, em qualquer lugar, com o IBM watsonx.data, um armazenamento de dados feito sob medida, construído em uma arquitetura aberta de data lakehouse. A Autostrade per l’Italia implementou várias soluções da IBM para uma transformação digital completa, melhorando a forma como monitora e mantém sua vasta gama de ativos de infraestrutura.

Poderia nos dar um exemplo concreto de um projeto de Data Science que você trabalhou, destacando as etapas do processo?

Ou seja, é preciso se atualizar com relação ao que desponta como solução no mercado para ganhar tempo e eficiência no dia a dia. Isso é passado para a pessoa responsável pela Ciência de Dados, a partir de uma comunicação entre ela e os setores necessitados. Também é uma carreira com benefícios importantes, como flexibilidade de horários, localização, home office e outros. Vale lembrar que, por serem cargos digitais, existe também a possibilidade de atuar 100% remotamente. Para a graduação, os cursos mais conhecidos são na USP, Mackenzie, Anhanguera, Estácio, UFRJ e Anhembi Morumbi.

  • Basicamente, toda informação é um dado que pode ser interpretado e passar a ser utilizado para algum propósito.
  • O site que tem um livro, eu acho que o livro é do mesmo nome e tem exemplos super legais de correlações super interessantes, por exemplo, os anos que a bolsa dos Estados Unidos subiu com relação aos anos que o Nicolas Cage lançou o filme.
  • Também é interessante conhecer ferramentas para dados não estruturados, como as tecnologias e o movimento NoSQL.
  • Ele constrói modelos que auxiliam e realizam essas análises para ajudar a empresa a tomar decisões futuras.